O ano fechou com a apresentação dos resultados do projeto à comunidade.
Foi o culminar de dois anos de trabalho efetuado em cinco países pelos vários parceiros.
Em todos os países (Portugal, Espanha, Itália, Polónio e Bósnia Herzegovina), foram desenvolvidos vídeos pedagógicos recorrendo a diferentes técnicas de arte terapia. Em comum tinham o facto de serem feitos para pessoas com deficiência.
O projeto nasceu na fase de Covid 19, depois de várias instituições vocacionadas para a deficiência sentirem que os seus utentes ficaram demasiado isolados no período de confinamento, sem que tivessem qualquer tipo de apoio que estimulasse o seu desenvolvimento.
Na maioria dos casos, e de acordo com inquérito efetuado, ficavam a ver televisão ou redes sociais, mas sentiam que não fizeram atividades que fossem verdadeiramente criativas, produtivas e estimulantes.
A pensar nisso concebemos este projeto de arte terapia, possibilitando que em situações futuras estas pessoas com deficiência tivessem recursos online que lhes permitissem manter as atividades conforme faziam nas suas instituições.
Para isso produzimos vários vídeos, recorrendo a diferentes técnicas, que podem ser vistos online e feitos em casa com materiais do dia-a-dia.
Atendendo às especificidades do grupo-alvo, os vídeos explicam as técnicas de forma lenta e repetitiva para que possam perceber cada momento de elaboração.
Cada país vez o seu vídeo, e todos testaram os vídeos uns dos outros.
Depois de validados, ficarão disponíveis na internet para poderem ser utilizados em qualquer parte do globo.
Foi um projeto que envolveu dezenas de jovens com deficiência, que hoje veem o produto do seu trabalho ser mostrado ao mundo.