Ser PME Responsável

Apresentação

 

O  que é a Responsabilidade Social das Empresas 

A responsabilidade social das empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interacção com todas as partes interessadas. Assim, as empresas contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local. Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactos ambientais da empresa, o que poderá proporcionar vantagens directas para o negócio e assegurar a competitividade a longo prazo. 

 

Razões para ser um Empresário(a) Responsável

Enquanto empresário activo, de que modo assegura a vantagem competitiva e a continuidade a longo prazo da sua empresa? Satisfazendo as necessidades dos seus actuais clientes e conquistando novos clientes, desenvolvendo novos produtos e serviços e sobretudo, gerando lucros. A responsabilidade social das empresas pode ajudá-lo a atingir todos estes objectivos! Integre a responsabilidade social, enquanto investimento estratégico, no núcleo da sua política empresarial, nos seus instrumentos de gestão e nas suas operações. Considere a responsabilidade social um investimento, através da qual pode adoptar uma abordagem inclusiva do ponto de vista financeiro, comercial e social, conducente a uma estratégia a longo prazo que minimize os riscos decorrentes de incógnitas. 

  
Significado prático da Responsabilidade Social das Empresas 

A motivação dos trabalhadores e seu consequente aumento de produtividade podem ser alcançados adoptando medidas, como:
- a aprendizagem ao longo da vida;
- a igualdade em termos de remuneração e de perspectivas de carreira para ambos os sexos;
- uma preocupação relativamente à empregabilidade e à segurança dos postos de trabalho. 


Uma redução na exploração de recursos, nas emissões poluentes ou na produção de resíduos contribui para:
- a redução das despesas energéticas e de eliminação de resíduos;
- a redução dos custos de matéria-prima e despoluição. 

A reputação tem uma importância crucial para garantir o sucesso no mercado. Pode conquistá-la através de:
- um empenho contínuo em práticas comerciais éticas;
- boas relações com clientes e fornecedores;
- uma boa rede de contactos.
 

A maioria das PME constitui uma parte integrante da comunidade local e participa activamente nas aspirações e actividades locais, usufruindo de vantagens, como: 

 - uma melhor reputação empresarial;
- uma melhor contratação e fidelização do pessoal;
- estabelecimento de contactos com autoridades locais e pessoas com influência na opinião pública.

 

Acções desenvolvidas 

Ser PME Responsável (Fase 1)

Ser PME Responsável é satisfazer as necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas de outras pessoas, como os trabalhadores, os fornecedores e a comunidade local. Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactos ambientais da sua empresa, o que poderá proporcionar vantagens directas para o seu negócio e assegurar a competitividade a longo prazo. 

Consciente da importância da adopção e valorização de práticas de responsabilidade social por parte das Empresas o IAPMEI, no âmbito da iniciativa comunitária EQUAL, iniciou a 1ª fase do projecto “SER PME Responsável”, em parceria com o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), o Centro de Iniciativas Empresariais da Beira-Aguieira (IEBA), o Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção (CIVEC), a PRIMUS MGV – Promoção e Desenvolvimento Regional SA, a SL-Consultoria,Unipessoal, Associação Portuguesa de Certificação (APCER), Empresa Caldas da Saúde SA, Ceragês – Investimentos SA, Centro de Estudos Sócias (CES), Grasil – Confecções SA, Microplásticos SA e Media, Objects and Gadgets – Soluções de Software e Hardware SA.

 
Ser PME Responsável (Fase 2)

O SER PME Responsável é um projecto que visou promover a adopção e valorização de práticas de responsabilidade social nas PME. Neste sentido, propôs-se desenvolver e testar junto de um conjunto de PME uma metodologia de intervenção, que envolvendo um conjunto de pessoas e organizações, conduziu a uma mudança estruturada ao nível das práticas de gestão consolidando uma cultura de responsabilidade social dentro das PME. 

Para tal, pretendeu-se intervir em áreas como local de trabalho, mercado, comunidade e ambiente, sensibilizando as organizações para temáticas tão actuais e sensíveis como a igualdade de oportunidades, empowerment e inovação.

Como resultado da investigação-acção que se desenvolveu junto das PME foi concebido um guia metodológico, que se pretendeu fomentar o espírito de interacção e a complementaridade de competências entre todos os intervenientes, com vista à incorporação e disseminação de práticas socialmente responsáveis. 

Foram ainda concebidos instrumentos, meios de informação e de divulgação sobre a responsabilidade social e o seu impacto nas PME, promovendo a divulgação das empresas que se distingam pela implementação de práticas inovadoras de responsabilidade social.   

 




 
wwww.slconsulting.com.pt | geral.slconsulting@gmail.com | Telf./Fax: 252 858 724
SLCONSULTING - Sandra Lopes Consultoria
© webdesign by criativo.net
Twitter Facebook